top of page
Suinocoin backgroung blockchain.jpg
Buscar

O que é suinocultura?



A suinocultura é um dos ramos mais lucrativos da pecuária. A carne suína é, hoje, a mais consumida em todo o mundo, e o Brasil vem se consolidando como um dos maiores produtores globais dessa proteína. Com isso, é fácil concluir que a suinocultura tem uma grande importância econômica e


social.

Além de sua criação ser vantajosa, os resquícios da suinocultura melhoram e fertilizam o território. A alimentação dos porcos e o seu bem-estar no dia a dia são itens de extrema importância para a saúde dos animais. Por isso, deve ser organizada e cuidadosa, incluindo rações de qualidade e que garantam uma dieta balanceada.

História da suinocultura

Os suínos chegaram na América do Norte levados por Colombo que, em uma de suas viagens, os soltou em selvas do continente. Depois de povoar a região, países como Colômbia, Peru e Equador também já notavam a presença dos suínos em seus territórios.

Os suínos chegaram até o Brasil pelas mãos de Martim Afonso de Souza, em meados de 1530. Sem dar importância às escolha e determinação de matrizes suínas na época, as criações geravam frutos de diferentes cruzamentos entre raças portuguesas.

Foi apenas no século XX que se iniciou a suinocultura, de fato. Isso porque foi quando fatores como a produção em massa passaram a ser levando em consideração. O início do uso da tecnologia na produção suína, no entanto, se deu a partir da metade do século passado. Foi quando técnicas de melhoramento genético e a produção tecnificada dos rebanhos passaram a ser postas em prática.

Ao entender o que é suinocultura, é possível ter uma noção muito maior da imensa responsabilidade que esse ramo exige dos suinocultores. Os porcos são animais que necessitam de muitos cuidados para que levem saúde aos seus consumidores através da qualidade.

Por conta de um cuidado inadequado ou a estrutura indevida para praticar a suinocultura, é muito comum encontrar doenças que atacam os porcos de maneira, muitas vezes, silenciosa e sem o suinocultor perceber.

Uma nutrição adequada é um dos principais pilares da suinocultura. Afinal, garante boas qualidades e condições corporais favoráveis. Ademais, faz com que os animais estejam devidamente sadios e nutricionalmente em dia.

Infelizmente, até mesmo os suínos em perfeito estado de saúde podem ser contaminados com doenças. Porém, a possibilidade disso acontecer é bem menor, assim como possuem uma recuperação muito mais ágil.

Primeiramente, um erro muito comum é optar por formular rações que possuam somente milho e soja. Afinal, nesse tipo de alimento existe uma condição muito precária e pouco efetiva de nutrientes. Logo, se a intenção é entrar para suinocultura, saiba que é preciso sempre cuidar da alimentação.

Quais as melhores raças para suinocultura?

Existem inúmeras raças de suínos. Como muitos vão acasalando entre si, é comum que misturas surjam constantemente. Porém, existem algumas espécies que são comuns dentro da suinocultura. São elas:

  • Landrace;

  • Large White:

  • Duroc;

  • Pietrain;

  • Hampshire.


20 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Mark
Mark
Jul 14, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

🚀

Like
bottom of page